terça-feira, 23 de março de 2010

Uma História Deuteronômica

Embora “anônimos”, os livros históricos nos permitem elaborar suposições acerca de suas autorias, algo que possibilita uma compreensão melhor de alguns momentos nos texto inseridos. Uma simples atribuição aqueles que dão nome aos livros é, por demais problemática. SEGUE...

segunda-feira, 22 de março de 2010

ATOS DOS APÓSTOLOS: Um período de extrema agitação!

O livro de Atos possui uma importância singular no Novo Testamento já que é considerado uma ponte entre os Evangelhos, que prevêem a igreja, e as Epístolas, que pressupõem a igreja. Atos, juntamente com o evangelho que leva o nome do seu autor, é atribuído ao médico amado, Lucas. Enquanto o evangelho relata os primórdios da igreja e o que Jesus ensinou, Atos aborda o surgimento e desenvolvimento da Igreja descrevendo o desenvolvimento lógico dos elementos básicos nesse ministério, que se iniciava. SEGUE...

domingo, 21 de março de 2010

UM PRESENTE DE DEUS

Um grande presente de Deus para nós: Olivia está grávida de nosso primeiro filho... ou filha? Bom ... é muita alegria!!! Obrigado Deus!!!

O culto cristão

Ao prestar culto a Deus, o homem vivencia uma busca da comunhão entre o Criador e a criatura, aquele que tudo fez e quem com amor impar foi feito. Quando o homem cultua a Deus, ele tem a oportunidade de viver uma experiência que envolve júbilo, sentimento autêntico, alegria profunda e a responsabilidade de agradar aquele que é o Deus todo poderoso. Culto é um ato de Deus em favor de suas criaturas e que, a priori, favorece o próprio Deus. É Deus quem se permite ser adorado e assim atribui significado de vida aqueles que se prostram na prática de um culto aceitável diante de Deus O culto é um ato de profunda reverência e a atribuição de um valor absoluto ao cultuado. É uma incomensurável manifestação do esvaziamento do “eu” na busca do Deus que é amor, misericórdia e poder. Na liturgia existente na prática do culto há uma série de rituais com a finalidade de adorar publicamente a Deus. Onde há culto, há liturgia. E, com relação a liturgia, muitos cuidados precisam ser tomados e ações levadas à prática. Porém, ao vivenciarmos as práticas cultuais e o valor dado a liturgia, nos deparamos com grandes perigos. Às vezes, podemos ser levados a não cultuar, mas sim apreciar as manifestações humanas durante o culto. Promovemos um deleitar-se frente à criatura e deixamos em segundo plano o Criador. E o culto vai deixando seu significado e profundidade e passa a ser superficial e sem sentido verdadeiro. Os valores bíblicos se dissolvem em nossa pós-modernidade: triunfalismo, hedonismo, auto-ajuda, apreciação artística são algumas das armadilhas que permitimos fazer parte daquilo que deveria ser uma linda relação entre Criador e criatura. Muitos perigos podem tentar contra o culto cristão. Dois deles são: Não dar o devido lugar a pregação em detrimento da supervalorização da figura do pregador focalizando o culto na pessoa humana e não mais em Deus. E, o esquecimento do que pode representar uma oração. Começa a ser comum cultos onde já não há mais espaço para a oração e para ouvir a voz de Deus. É, então, chegado o momento onde não há mais espaço para a verdadeira adoração, em espírito e em verdade? Vivemos os dias em que não há mais lugares em nossas igrejas para àqueles que optam por carregar e sentir o peso da cruz? O Pai procura verdadeiros adoradores!

sexta-feira, 12 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

PROJETO DUAS RODAS: UM JEITO DIFERENTE DE FAZER MISSÕES!!!

Queridos e amados irmãos em Cristo, foi lindo ver tanta gente envolvida com um projeto tão especial! No dia 09 de março, dia do aniversário da nossa cidade (Joinville) e feriado municipal, fomos até uma igreja, há 55 quilômetros de onde moramos, dar uma "repaginada" no visual. É uma comunidade chamada de Duas Rodas. Segue dois conjuntos de imagens para uma idéia do projeto, o antes e o depois. Mas, em breve, montaremos um clipe com tudo o que aconteceu e com imagens do culto de re-inauguração da reforma. Queridos líderes e irmãos envolvidos com a obra de Deus, há muito a fazer!!!! Vamos fazer mais para o Senhor Jesus!!!! Galera do Nova Brasília, em Joinville, e da Faculdade Refidim: Obrigado por acreditar no Projeto! Pastor Celso, Osvaldo e Claiton: Vocês são bênção em nossas vidas, obrigado pelo apoio e receptividade! Missão é ir mais além do que estamos habituados!!! A re-inauguração está marcada para o dia 27 de março com uma visita da equipe que se envolveu no projeto em Duas Rodas. Na semana seguinte a esse culto de ação de graças montaremos um clipe para divulgar essa idéia!!!! Vamos fazer mais!!! O Ide do Mestre Amado nos chama!!!

sábado, 6 de março de 2010

LIÇÕES BÍBLICAS PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: LIÇÃO 10 - A DEFESA DA AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO

Amados educarodes cristãos. Nesse domingo, dia 07 de março, a lição bíblica para as classes de jovens e adultos nos traz muitas e maravilhosas verdades acerca do ministério cristão. A seguir há uma série de materiais que poderá ser útil para que a sua aula seja ainda mais significativa. A Paz do Senhor e boa aula. CLICANDO AQUI você encontra um esboço com os principais pontos a serem abordados com duas dicas e uma dinâmica para ser usados em diversas aulas, algo que será muito útil e prático na classe de jovens da escola bíblica dominical; CLICANDO AQUI você encontra uma apresentação em PPT para auxiliar e ilustrar melhor a sua aula; CLICANDO ABAIXO você encontra a tabela com as credenciais de Paulo para serem usadas em datashow ou retroprojetor; CLICANDO ABAIXO você encontra a versão para imprimir da tabela com as credenciais de Paulo.