terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Frágil para a Glória de Deus...




Criatividade na fragilidade

Deus vai te guiar com Sua forte mão; podes descansar na tribulação;
Seja tua vida livre de pesar; em tristeza e lida Deus vai te guiar.
(VINGREN, F. e KIRKPATRICK, Deus vai te guiar, HC028)

A consciência da fragilidade é um saber necessário aquele que se dispõe a exercer um ministério profundo, rico e criativo. Quando o ministro confia em Deus, suas limitações, temores e imperfeições se tornam em terra fértil nas mãos de um Deus amoroso e criativo. A tribulação e os pesares do cotidiano são transformados em experiências para a glória de Deus e o ser humano compreende que foi criado para andar com o Criador.
Permitir que a sua fraqueza se torne uma fonte de criatividade é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar no mundo atual. A contemporaneidade pede cada vez mais pessoas dispostas a viverem um treinamento continuado em busca de altos níveis de competência possibilitando profissionais capacitados, competitivos e exigentes. Mas no ministério cristão os pré-requisitos são diferenciados: É preciso equilíbrio! A busca de uma intimidade com Cristo é essencial, porém sem perder de vista o desenvolvimento das potencialidades humanas sempre tendo em vista que tudo é para a glória de Deus. [1]
Quando Focauld[2] afirmou que “o homem precisa entrar no deserto para receber a graça de Deus” ele quis demonstrar a essencialidade dos momentos de dificuldades para o desenvolvimento da espiritualidade do cristão. O deserto, segundo Barbosa[3], é um lugar onde a alma do cristão é alimentada pela graça e pelo amor que vem de Deus.
Para o ministro cristão enfrentar o deserto é preciso ter consciência da segurança eterna que repousa no cuidado que o Pai tem para com os seus filhos[4]. Aquele que busca exercer o ministério criativo pode enfrentar as mais complexas dificuldades e perseguições, porém ele sabe que em Cristo a vitória é certa e o deserto faz parte de um momento passageiro, pois o foco está na vida eterna.



[1] NOUWEN, 2008, p. 127.
[2] FOCAULD. In. BARBOSA, 2009, p. 30.
[3] BARBOSA, 2009, p. 95.
[4] BARBOSA, 2009, p. 162.

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA: PARTE 07.

CLICANDO AQUI você tem acesso ao que foi estudado na Unidade 07: A História da Igreja na Idade Moderna com um enfoque maior nas questões que envolvem a Reforma Protestante.



Quando a criatividade pede submissão...





Em Jesus tens a palma da vitória, minh’alma;
E também doce calma pelo sangue da cruz!
(MACALÃO e PALMER, Em Jesus tens a palma da vitória, HC075)

Um mal do mundo contemporâneo é a necessidade de se afirmar enquanto detentor de poder evidenciando a valorização da figura hierárquica e empobrecendo as relações onde o bem comum é priorizado. Porém Barbosa[1] defende que quando a igreja opta pela idéia de poder, enquanto algo que traz privilégios e revela a idéia de domínio, ela nega necessariamente a liberdade e o amor.
Diante dessa idéia de poder, que em nada tem haver com a questão relacionada ao espiritual, pode ser percebido que ele é prejudicial ao desenvolvimento de um ministério cristão criativo inspirado pelo exemplo de Cristo e deve ser combatido por aqueles que almejam anunciar as boas novas.
Ao contrário da idéia de poder e domínio, a submissão ao Pai apresenta-se como uma forma de se permitir ser conduzido pelo Criador e assim ser o caminho que promove a comunhão entre as pessoas.[2] Ela é a disciplina espiritual que conduz a liberdade de interagir com as pessoas em uma mesmo ideal que é a adoração ao Criador, porém ela vem sendo sistematicamente negada e negligenciada.
Se permitir viver a disciplina espiritual da submissão é atender a um chamado radical. Um chamado que leva o ministro cristão a não mais fazer algo que ele queira, mas a morrer para ele mesmo e abrir mão das próprias ambições temporais e focar no que é eterno.[3]

A luz dessa nova liberdade da humilhação, de conhecermos a verdade sobre quem somos, respondemos que nossos talentos não são nossos, eles vêm do nosso Deus Criador criativo. (CARD, 2008, p. 78)

É quando o homem se permite, através da submissão ao Pai, viver a liberdade da humilhação que ele passa a se conhecer e reconhecer suas capacidades e limitações. É o momento em que o ministro compreende que é dependente do Criador. O ministério só passa a ser criativo quando há o entendimento que é o Cristo criativo que o inspira.
César[4] afirma que para viver um ministério frutífero é preciso amar e se deleitar com a idéia de que o ser humano é pequeno e frágil. É só mediante a consciência do quão dependente é, que o homem passa a viver com ousadia. Na fraqueza há o terreno fértil para que Cristo possa ter liberdade de manifestar o poder que provoca criatividade para a glória de Deus.
Enfim, Nouwen[5] afirma que o líder do futuro será justamente o que ousar assumir sua irrelevância no mundo como uma vocação divina que o leva a depender de Deus. É quando a submissão possibilita ao homem se deixar ser usado por Deus proporcionando uma força criativa no ministério e produzindo bons frutos.


[1] BARBOSA, 2009, p. 168.
[2] BARBOSA, 2009, p. 171.
[3] CARD, 2008, p. 82.
[4] CÉSAR, Marília de Camargo. Feridos em nome de Deus. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2009. p. 40.
[5] NOUWEN, 2002, p. 18.


SERMONÁRIO: A verdadeira sabedoria!

O que vem a ser a verdadeira sabedoria? Algo tão almejado em todos os tempos e que pode ser por você alcançado! Tão maravilhosa virtude que repousa no princípio do temor ao Senhor é alvo de reflexão que você encontra no esboço de sermão que você encontra CLICANDO AQUI.


Sara Baptistoti Tedesco: Um presente do Senhor para a nossa família!

Em novembro o Senhor nos deu um lindo presente! No dia 03 nasceu Sara. Linda, amada e recebida com a certeza de que o Deus Criador nos deu uma maravilhosa herança! Agora, Olivia, Marcos e Sara.




Escola Bíblica de Obreiros em Brusque, Santa Catarina:

Em agosto de 2010 participei da Escola Bíblica de Obreiros em Brusque, Santa Catarina. Foi muito bom poder compartilhar com obreiros daquela igreja um tema tão relevante que é o exercício da criatividade no ministério cristão.

Escola Bíblica de Obreiros em Palmas, Paraná

Em novembro de 2010 participei da Escola Bíblica de Obreiros em Palmas, no Paraná. Foi um final de semana muito abençoado onde foram trabalhados importantes temas para as lideranças de adolescentes e jovens. Abraço aos queridos Pr Manoel, Pr Elienai Cabral, Pr Paulo Gonçalves e Pr Arcelino Vitor de Mello.





 

HISTÓRIA DO PENTECOSTALISMO: PARTE 07

Nesta aula, estudamos o texto que aborda as três ondas do pentecostalismo brasileiro.CLIQUE AQUI e tenha acesso ao texto trabalhado em sala de aula.

HISTÓRIA ECLESIÁSTICA: PARTE 08

Segue os slides da aula ministrada sobre "História Eclesiástica" no dia 09 de novembro. O enfoque foi sobre os grandes avivamentos que aconteceram no período que compreende o Pós Reforma. CLIQUE AQUI e acesse o slide.