terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Frágil para a Glória de Deus...




Criatividade na fragilidade

Deus vai te guiar com Sua forte mão; podes descansar na tribulação;
Seja tua vida livre de pesar; em tristeza e lida Deus vai te guiar.
(VINGREN, F. e KIRKPATRICK, Deus vai te guiar, HC028)

A consciência da fragilidade é um saber necessário aquele que se dispõe a exercer um ministério profundo, rico e criativo. Quando o ministro confia em Deus, suas limitações, temores e imperfeições se tornam em terra fértil nas mãos de um Deus amoroso e criativo. A tribulação e os pesares do cotidiano são transformados em experiências para a glória de Deus e o ser humano compreende que foi criado para andar com o Criador.
Permitir que a sua fraqueza se torne uma fonte de criatividade é um desafio que poucos estão dispostos a enfrentar no mundo atual. A contemporaneidade pede cada vez mais pessoas dispostas a viverem um treinamento continuado em busca de altos níveis de competência possibilitando profissionais capacitados, competitivos e exigentes. Mas no ministério cristão os pré-requisitos são diferenciados: É preciso equilíbrio! A busca de uma intimidade com Cristo é essencial, porém sem perder de vista o desenvolvimento das potencialidades humanas sempre tendo em vista que tudo é para a glória de Deus. [1]
Quando Focauld[2] afirmou que “o homem precisa entrar no deserto para receber a graça de Deus” ele quis demonstrar a essencialidade dos momentos de dificuldades para o desenvolvimento da espiritualidade do cristão. O deserto, segundo Barbosa[3], é um lugar onde a alma do cristão é alimentada pela graça e pelo amor que vem de Deus.
Para o ministro cristão enfrentar o deserto é preciso ter consciência da segurança eterna que repousa no cuidado que o Pai tem para com os seus filhos[4]. Aquele que busca exercer o ministério criativo pode enfrentar as mais complexas dificuldades e perseguições, porém ele sabe que em Cristo a vitória é certa e o deserto faz parte de um momento passageiro, pois o foco está na vida eterna.



[1] NOUWEN, 2008, p. 127.
[2] FOCAULD. In. BARBOSA, 2009, p. 30.
[3] BARBOSA, 2009, p. 95.
[4] BARBOSA, 2009, p. 162.

Um comentário:

linguagembiblica.blogspot.com disse...

Visitei seu blogger achei muito interessante,vai aqui a minha humilde palavra de insentivo e gratidão a Deus por sua dedicação como escritor historiador formado, onde poderei aprender muitas lições de vida dentro dos assuntos que os levou a divulgar, artigos e comentarios atinentes as Sagradas Escrituras. Gostaria de uma parceria com sua participação com respeito a avaliação do nosso trabalho. Sem saber anteriormente do seu serviço a causa de Cristo, e Desejo que você faça uma avaliação de como esta sendo conduzido o meu trabalho se é realmente coerente o que nós queremos atingir, a edificação aos leitores,crentes ou não crentes no aconselhamento,interpretação,e o cuidado de serem levados peas heresias que estão por todo o lado. Por isso gostaria que você visitasse meu blogger e fizesse uma análise.Meu blogger LINGUAGEM BÍBLICA.BLOGSPOT.COM do seu irmão,amigo Pb Daniel Silveira