domingo, 16 de outubro de 2011

Forum de Pentecostalidade e Reforma: Paul Tillich e a Teologia Pentecostal

 


Os palestrantes serão o Pr. Sergio Melfior e o Prof. Reginaldo Leandro Plácido, que falarão sob os temas Características do líder para uma nova geração e Diálogos com a Teologia Pentecostal, respectivamente.

sábado, 11 de junho de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS PARA ESCOLA DOMINICAL: 2 TRIMESTRE - LIÇÃO 11 - JOVENS E ADULTOS - UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTECOSTAL


Lição 11 - UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTECOSTAL
Data 12/06 – 2º Trimestre 2011
Texto Áureo: Mt. 28.19 – Leitura Bíblica: Mc. 16.15; At. 2.42-47
Ao longo da sua história, a Assembléia de Deus assumiu o quadrilátero pentecostal, isto é: Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e voltará em breve. Essa mensagem cristocêntrica precisa continuar sendo o fundamento da expressão genuinamente pentecostal. Na aula de hoje, atentaremos para cada um desses quatro aspectos doutrinários, ressaltando a necessidade de considerá-los continuamente nos dias atuais.
OBJETIVO
Mostrar que uma igreja autenticamente pentecostal proclama que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e voltará em breve.
JESUS SALVA
Jesus é o Salvador, essa é uma mensagem que a igreja não pode fazer concessão. Por causa do pecado, a humanidade caminha para a perdição, distanciada de Deus, já que o salário do pecado é a morte. Nada há que possa ser feito em termos humanos para que se obtenha a salvação, as obras não podem justificar o ser humano diante de Deus, depois da morte segue-se a juízo. A salvação é uma provisão divina, pela graça, por meio da fé, não vem das obras para que ninguém se glorie. A religião humana, ao invés de prover salvação, distancia as pessoas de Deus, haja vista sua tendência para considerar os méritos como condição para a salvação. Jesus é o Único Caminho que leva o ser humano para Deus. Em nenhum outro nome há salvação, seja no céu ou na terra, a não ser no nome de Jesus Cristo. Ele é o Único Mediador entre Deus e os homens. A salvação é um projeto de Deus, a fim de que todo aquele que crer em Jesus não pereça, não seja condenado, mas tenha a vida eterna. Para tanto, a condição é acreditar, ter fé, pois com a boca se confessa a respeito da salvação (Rm. 10.9,10). Uma igreja autenticamente pentecostal proclama a mensagem da salvação, é uma igreja eminentemente missionária, que, no poder do Espírito Santo, testemunha com ousadia a respeito da mensagem da cruz, loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos, o poder de Deus (I Co. 1.18).
JESUS CURA
Uma igreja autenticamente pentecostal acredita no poder de Deus para curar. Não desprezamos a atuação dos médicos, já que o próprio Jesus destacou que são os doentes que deles precisam. Mas acreditamos que Jesus pode, soberanamente, curar os enfermos, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e sobre as Suas pisaduras somos sarados (Is. 53.4,5). O Jesus que curou nos tempos dos Evangelhos é o mesmo: ontem, hoje e o será eternamente. Ele tem todo poder e autoridade, por isso, os enfermos podem se achegar até Ele, clamando por cura, os mensageiros da boa nova de Deus também podem e devem orar para que os doentes recebam a cura (Mc. 16.18). Os apóstolos foram instrumentos de Cristo para a realização de curas milagrosas, por meio da autoridade de Jesus, e sob o poder do Espírito Santo, pessoas enfermas foram restauradas, um exemplo se encontra em At. 4. A mensagem da cura divina e a disposição ministerial para orar pelos enfermos sempre foi uma marca das igrejas pentecostais. Toda igreja que se diga autenticamente pentecostal não pode desprezar essa missão. Evidentemente nem todos serão curados, mas não compete à igreja especular a respeito das razões pelas quais alguém deixa de receber o milagre. Orar pelos enfermos, clamando em submissão a Deus, no nome de Jesus, é uma observância necessária a toda igreja autenticamente pentecostal.
JESUS BATIZA NO ESPÍRITO SANTO
Jesus é Aquele a respeito do qual João Batista profetizou, dizendo que viria um após ele que batizaria com o Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é uma das doutrinas fundamentais da fé pentecostal. A orientação de Jesus é que seus seguidores fizessem discípulos em todas as etnias. Para tanto, deveriam aguardar em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder. Antes de subir ao céu, Jesus declarou aos seus discípulos que eles receberiam o poder do Espírito Santo para que fossem testemunhas, não apenas em Jerusalém, mas em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra. O objetivo central do Batismo no Espírito Santo é a evangelização, o desenvolvimento da obra missionária. A evidência física inicial do Batismo no Espírito, conforme aconteceu em At. 2, é a glossolalia, isto é, o ato de falar em línguas. A experiência do Batismo no Espírito Santo deva ser diferenciada do novo nascimento. Essa última ocorre no momento em que a pessoa recebe a Cristo como salvador e passa a fazer parte do Corpo de Cristo. A primeira é uma operação subsequente, resultante de uma disposição para testemunhar com ousadia a respeito da mensagem salvadora de Jesus Cristo. Toda igreja autenticamente pentecostal instrui seus membros a buscarem o batismo no Espírito Santo, a serem missionários da mensagem de salvação.
JESUS VOLTARÁ
Essa é a esperança da igreja de Jesus Cristo, já que Ele mesmo prometeu que voltaria para levar a Sua igreja para permanecer junto dEle. A igreja cristã não pode perder essa mensagem de vista, pois essa é sua maior expectação, a redenção do corpo, o momento em que o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, que a morte será tragada na vitória. O apóstolo Paulo escreveu a I Epístola aos Tessalonicenses para tratar a respeito desse assunto. Ele ensina que um dia a trombeta soará, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, os vivos serão transformados, essa é uma mensagem consoladora, pois tira o foco do desespero da morte, comum naqueles dias e também nos dias atuais. Toda igreja autenticamente pentecostal não vive sob a égide do desespero, os crentes não temem a morte, sabem que essa é apenas uma partida para estar com Cristo, o que é consideravelmente melhor. Essa esperança não deva ser motivo para a inércia, antes um estímulo para que quando Ele voltar sejamos encontrados na labuta, desenvolvendo os talentos que Ele nos confiou. Os crentes pentecostais precisam buscar mais as coisas do alto, valorizarem menos os bens terrenos, entesourarem mais no céu, onde o ladrão não rouba e a traça não corrói. Uma igreja autenticamente pentecostal não marca datas para a volta de Cristo, pois sabe que a qualquer momento a trombeta soará, por esse motivo, enquanto O aguarda, leva adiante a mensagem do reino de Deus (At. 1.11).
A mensagem quadrangular, de que Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e voltará para arrebatar a Sua igreja, deva continuar sendo o mote da Assembleia de Deus. Se quisermos ser uma igreja autenticamente pentecostal, não devemos barganhar em relação a esses princípios. Somente Jesus salva o pecador, Ele continua o mesmo, por isso pode curar, de acordo com Sua soberana vontade, e, por fim, voltará para levar a Sua igreja para junto dEle, seja por meio do arrebatamento ou da ressurreição dos mortos.
BIBLIOGRA-FIA
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD - Bíblia de Estudo Vida - Editora Vida
ANDRADE, C. C. de. As verdades centrais da fé cristã. Rio de Janeiro. CPAD, 2006.
HORTON, S. M. Teologia sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996
Lições Bíblicas – 2º Trimestre de 1986 – CPAD – Comentarista: Eurico Bergstén
Títulos e Dons do Ministério Cristão – CPAD – Estêvam Ângelo de Souza
Lições Bíblicas – CPAD – 2º trimestre de 1994 – comentarista: Estêvam Ângelo de Souza
Cidaco, José Armando S. - Um Grito pela Vida da Igreja – CPAD
Revista Educação Cristã – Vol. IX – Os Ministérios da Igreja – SOCEP – Sociedade Cristã Evangélica de Publicações Ltda
Apostilas pessoais... Internet; Sites Pb. José R. A. Barbosa - Ev. Isaias S.de Jesus
Pb. Osmar Mafra de Moura       -        São José/SC - 08/06/2011

Um caloroso abraço ao meu amigo Osmar Mafra por possibilitar o uso de seu esboço da EBD no meu blog.

sábado, 4 de junho de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS PARA ESCOLA DOMINICAL: 2 TRIMESTRE - LIÇÃO 10 - JOVENS E ADULTOS - ASSEMBLÉIA DE DEUS - 100 ANOS DE PENTECOSTES

Nas classes de jovens e adultos da Escola Bíblica Dominical desta semana acontecerá um momento muito especial: Refletiremos juntos acerca da história do pentecostalismo, e mais precisamente pensando a Assembléia de Deus que no próximo dia 18 de junho completa 100 anos.



CLICANDO AQUI vocês tem acesso a um ajuda especial para esta aula. É uma exposição dos momentos relatados na lição com uma riqueza de imagens.

Grande abraço e a Paz do Senhor a todos!

sábado, 28 de maio de 2011

LIÇÕES BÍBLICAS PARA ESCOLA DOMINICAL: 2 TRIMESTRE - LIÇÃO 09 - JOVENS E ADULTOS - A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

Para aqueles que trabalham com a Escola Bíblica Dominical, principalmente nas classe de jovens e adultos, seguem alguns auxílios para a aula deste domingo, dia 29 de maio de 2011. A lição 09 tem como título: A pureza do Movimento Pentecostal.  



Entendemos que o Movimento Pentecostal, que tem suas origens nos tempos apostólicos, é uma realidade nos dias atuais e caracteriza que a Igreja de Cristo é verdadeiramente viva e com um caráter militante. Embora heresias se fazem presente nos dias atuais, como a Teologia da Prosperidade e quebra das maldições, a pureza do Movimento Pentecostal não pode ser manchada.

Para auxiliar nessa lição seguem:

01 - Um esboço com todos os itens da lição, 3 dicas pedagógicas, notas explicativas e texto bíblicos usados em word;

02 - Uma tabela com entender cronologicamente que o mover do Espírito Santo e o Movimento Pentecostal pode ser percebido desde os tempo apostólicos;

03 - A aula em power point para melhor apresenta e programar as discussões a serem levantadas.


Boa aula e paz.