Para a formação do hábito de estudo devem ser levados em consideração três elementos:
- Tempo;
- Material;
- Ambiente.
Para uma leitura eficaz é necessário:
a) Selecionar o que ler
O título do livro é a primeira informação que temos sobre o seu conteúdo, mas não deve figurar como critério de escolha para a leitura. Devemos examinar sumariamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista.
b) Comodidade e higiene na leitura
O ambiente para a leitura deve reunir as condições a fim de favorecer não apenas a assimilação do que está sendo estudado, mas também a comodidade necessária ao indivíduo que está estudando.
c) Definição de propósitos
A finalidade básica da leitura cultural é a procura, a retenção, a captação, a crítica e a integração de conhecimentos, e isto se faz, em primeiro lugar, pela procura das idéias-mestras, das idéias principais, também chamadas idéias diretrizes. Cada texto, cada seção, cada capítulo e, mesmo cada parágrafo tem uma idéia principal, uma palavra-chave, um conceito fundamental. Quem lê idéias é mais veloz na leitura e capta melhor o que lê. Mas isto é fruto de treinamento e exercícios.
d) Sublinhar
Sublinhar é uma arte que ajuda a colocar em destaque as idéias-mestras, as palavras-chave e os pormenores importantes. Quem sublinha com inteligência está constantemente atento a leitura, descobre o principal em cada parágrafo e o diferencia do acessório. Este propósito mantém o estudante concentrado e em atitude de crítica durante todo o tempo dedicado a leitura. Além desse efeito benéfico, já durante a leitura, o hábito de sublinhar com inteligência favorece o trabalho das revisões imediatas, bem como as revisões globalizadas posteriores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário