- CONHECIMENTO POPULAR OU EMPÍRICO: O conhecimento popular é aquele conhecido como sensível, vulgar, empírico ou senso comum. Este tipo de conhecimento é resultante das suposições, vivências e crenças pessoais, ele é adquirido nas inter-relações humanas através da herança dos antepassados. A forma de julgamento do conhecimento popular não é reflexiva, pois o mesmo é desenvolvido para solucionar necessidades cotidianas imediatas estando relacionado à praticidade factual.
O conhecimento popular é ocasional e assistemático, ou seja, baseia-se na “organização” particular das experiências próprias do indivíduo e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão, de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. Finalmente é falível e inexato, pois se conforma com a aparência e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto não se submetendo à crítica.
Concluindo, o “conhecimento empírico” é profundamente particular e subjetivo;
- CONHECIMENTO FILOSÓFICO: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
- CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.
- CONHECIMENTO CIENTÍFICO Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.
O conhecimento científico é:
- Racional.
- Transcende os fatos.
- Analítico.
- Sistemático.
- Cumulativo.
Um comentário:
Apreciei a forma como explicou os tipos de conhecimentos..foi de grande valia...
Postar um comentário