segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CRIATIVIDADE NO MINISTÉRIO CRISTÃO: 5a PARTE

  • Para o teólogo Schaeffer[1], a verdadeira espiritualidade é a expressão do poder de Cristo como mestre sobre o homem por completo. A criatividade no ministério cristão só será real no momento em que o ministro permitir que Deus seja senhor sobre todas as faces de sua existência. Ele defende que “o cristianismo envolve o ser humano como um todo, incluindo seu intelecto e sua criatividade.”[2]
  • A questão que envolve a espiritualidade é algo que necessita de uma maior atenção entre os cristãos. Schaeffer[3] afirma que os “evangélicos têm sido criticados, com razão, por estarem sempre tão interessados em ver almas sendo salvas e indo para o céu, e não importam muito com as pessoas de maneira integral.” É preciso que um cuidado maior seja tomado nessa questão. Não se pode perder o foco.
  • Com relação à criatividade Schaeffer defende que todas as áreas de nossa vida devem estar debaixo do senhorio de Cristo, inclusive as artes. O ministro deve usar a arte para glorificar a Deus e não como algo que produz lazer, bem estar ou divulgação de uma mensagem. Uma expressão artística pode ser em si mesma um ato de adoração e louvor ao Deus Criador!
  • Além do exposto acima, a primeira razão para valorizarmos a criatividade é o fato de Deus ser o criador de todas as coisas.[4] Se o homem, segundo Schaeffer, foi criado à imagem de Deus, ele tem a capacidade de não apenas amar, pensar e sentir emoções, mas sim, de criar e criando louvar e adorar a Deus.
  • Schaeffer defende que a vida do cristão também deve ser uma obra de arte. Uma obra que é verdadeira e bela em um mundo que está à beira do precipício, e que pelo que representa pode influenciar e levar outros a sentir algo diferente.
[1] SCHAEFFER, Francis. A arte e a Bíblia. 1ª Edição. Viçosa, MG: Editora Ultimato, 2010. [2] Idem. P 18. [3] Ibidem. P 16. [4] João 1.1-3.

Nenhum comentário: