quinta-feira, 23 de abril de 2009

ALGUMAS DICAS PARA APERFEIÇOAR A PRÁTICA DE ENSINO:

  1. Um bom plano de aula! O texto base é APENAS o texto base. O Planejamento não precisa ser fiel a um modelo específico, nem engessado, mas tem que ser um excelente apoio para o professor permitindo uma aula consistente e dinâmica;
  2. Nunca encher lingüiça, isso revela que você não preparou a aula! Se a aula tem 40 minutos, prepare assunto para 40 minutos. Mas e se surgirem imprevistos? Simples! E lembre-se: em hipótese alguma se ministra meia aula, ou se permite aula sem conclusão. Em posse de um bom planejamento os imprevistos não representam problemas, muito pelo contrário, você constrói sua aula com a interação com os alunos;
  3. O espaço é adequado? Como poderemos melhorar um espaço de aula? Como é sua sala de aula? Há muitas formas de transformar um espaço e torná-lo um excelente espaço para o aprendizado!
  4. Os poucos recursos materiais bem usados fazem mais do muitos recursos materiais usados sem um objetivo definido. Por que nos limitar há um Data-Show, DVD, Slides, Note-book se podemos usar jornais e revistas velhas, cartolina, cola, tesoura, a memória de alguém, chocolate, uma caminho no meio do mato, sucata?
  5. A distribuição espacial dos alunos interfere? Muito! Muito mesmo! Você precisa estar atento aos seguintes elementos: portas, janelas, colunas, interrupções, barulhos, vento, alunos que gostam de falar, dormir, brincar com celular, e tudo sem perder a polidez e sem ser percebido enquanto agente;
  6. A postura do Professor. Observe: Em uma mensagem o impacto é 7% Verbal, 38% Vocal e 55% Não Verbal. Em uma conversa frente-a-frente o impacto é 35% Vocal e 65% Não Verbal. O Verbal e o Vocal transmitem informações. O Não Verbal negocia atitudes entre pessoas e até substitui a mensagem verbal. Às vezes nossa voz fala uma coisa e nosso corpo fala outra!

A – Expressão facial: O rosto transmite espontaneamente os sentimentos;

B – Movimentos com a Cabeça: Reforçam e cadenciam a emissão da mensagem;

C – Postura e Movimentos do Corpo: A postura reforça ou nega a convicção naquilo que se comunica! A postura pode revelar força ou fragilidade e ninguém se sente atraído pela mensagem de um emissor frágil e com medo!

  1. A voz do Professor. A entoação da voz é muito importante na comunicação. Para cada fase da mensagem há uma entoação específica!
  2. Os olhos do Professor. Um olhar fixo demonstra interesse, mas também pode intimidar ou provocar. Um olhar vago demonstra desinteresse, submissão ou incompetência! O olhar pode prender a atenção de toda uma classe de alunos! Como?
  3. O centro deve ser o ensino e não o professor. Há professores que destroem o processo de ensino e aprendizagem com sua postura, roupa, higiene, cacoetes, opiniões, e outras características que chegam a ser motivo de piada por parte dos alunos.
  4. Como está seu Português? (Menas, seje, gostaria, paiz, ermão, ...) Um gramática, um dicionário, ou alguns bons livros fazem a diferença e custam menos do que você pensa!
  5. Você é chato? A responsabilidade é sua!
  6. Sempre inovar! Time que está ganhando... se mexe sempre!

Nenhum comentário: