Escrever (Planejar) é ir descobrindo que tínhamos na cabeça mais coisas do que havíamos suposto antes. Saramago
Ensinar bem é saber planejar!
O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra
O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.
O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.
O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.
Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.
Trabalho coletivo
Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.
Planejar requer:
- Pesquisar sempre;
- Ser criativo na elaboração da aula;
- Estabelecer prioridades e limites;
- Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
- Ser flexível para replanejar sempre que necessário.
Leve sempre em conta:
- As características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
- Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
- O conteúdo de cada série;
- Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
- As condições objetivas de trabalho.
Com base nisso, defina:
- O que vai ensinar;
- Como vai ensinar;
- Quando vai ensinar.
- O que, como e quando avaliar
Plano de Ensino Anual (O Programa)
Deve ser objetivo, pontual, e contemplar o maior número de atividades possíveis atentando para o Calendário Anual da Instituição de Ensino.
Pode ser organizado por mês ou bimestre.
Não esquecer os eventos da escola como parceiros do processo de ensino e aprendizagem.
Deve ser Organizado, Limpo e com uma formatação coerente com o uso racional dos recursos.
Planejamento de Ensino Bimestral:
Deve contemplar as diversas práticas metodológicas desenvolvidas em sala.
Há uma flexibilidade quanto ao formato possibilitando ao professor a adoção do modelo que mais facilita o seu cotidiano.
Deve constar tanto os conteúdos temáticos quanto suas formas de abordagem e o processo avaliativo.
E contemplar projetos especiais.
Projetos Extras:
Estar atento ao calendário;
Privilegiar, sempre que possível, a interdisciplinaridade;
Recursos de Apoio:
Nos planejamentos, os recursos a serem utilizados poderão (preferencialmente) ser relacionados.
Retroprojetor, Data Show, Som Portátil, DVD em Sala,
Auditório e seus recursos,
Sala de Informática e seus recursos,
Cozinha, Biblioteca, Áreas livres.
Saídas de Estudos e o Mundo Virtual.
E lembre-se:
Planejamento é...
...essencial!
...dinâmico!
...libertador!
...responsável!
...”improvisar” com antecedência!
"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro..." Rubem Alves
“Oh, como desejaria que pudéssemos ser como fortes estações de rádio para que o mundo pudesse ouvir a voz de Deus. Deus, dai-me essa graça!” Gunnar Vingren
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