segunda-feira, 20 de abril de 2009

PENSANDO O PLANEJAR

Escrever (Planejar) é ir descobrindo que tínhamos na cabeça mais coisas do que havíamos suposto antes. Saramago


Ensinar bem é saber planejar!

O planejamento deve estar presente em todas as atividades escolares. Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra

O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula.

O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas.

O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor. Por isso a idéia de planejar precisa estar sempre presente e fazer parte de todas as atividades — senão prevalecerão rumos estabelecidos em contextos estranhos à escola e/ou ao professor.

Para José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento. "Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com o conhecimento, não podemos agir só com base no improviso", diz. "Ensinar requer intencionalidade e sistematização." O poder de improvisação é sempre necessário, mas não pode ser considerado regra.

Trabalho coletivo

Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.

E não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais. Avalie o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Só assim você poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.

Esteja aberto para acolher o aluno e suas circunstâncias. E, é claro, para aprender com os próprios erros e caminhar junto com a classe.

Planejar requer:

  1. Pesquisar sempre;
  2. Ser criativo na elaboração da aula;
  3. Estabelecer prioridades e limites;
  4. Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade;
  5. Ser flexível para replanejar sempre que necessário.

Leve sempre em conta:

  1. As características e necessidades de aprendizagem dos alunos;
  2. Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico;
  3. O conteúdo de cada série;
  4. Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino;
  5. As condições objetivas de trabalho.

Com base nisso, defina:

  1. O que vai ensinar;
  2. Como vai ensinar;
  3. Quando vai ensinar.
  4. O que, como e quando avaliar

Plano de Ensino Anual (O Programa)

Deve ser objetivo, pontual, e contemplar o maior número de atividades possíveis atentando para o Calendário Anual da Instituição de Ensino.

Pode ser organizado por mês ou bimestre.

Não esquecer os eventos da escola como parceiros do processo de ensino e aprendizagem.

Deve ser Organizado, Limpo e com uma formatação coerente com o uso racional dos recursos.

Planejamento de Ensino Bimestral:

Deve contemplar as diversas práticas metodológicas desenvolvidas em sala.

Há uma flexibilidade quanto ao formato possibilitando ao professor a adoção do modelo que mais facilita o seu cotidiano.

Deve constar tanto os conteúdos temáticos quanto suas formas de abordagem e o processo avaliativo.

E contemplar projetos especiais.

Projetos Extras:

Estar atento ao calendário;

Privilegiar, sempre que possível, a interdisciplinaridade;

Recursos de Apoio:

Nos planejamentos, os recursos a serem utilizados poderão (preferencialmente) ser relacionados.

Retroprojetor, Data Show, Som Portátil, DVD em Sala,

Auditório e seus recursos,

Sala de Informática e seus recursos,

Cozinha, Biblioteca, Áreas livres.

Saídas de Estudos e o Mundo Virtual.

E lembre-se:

Planejamento é...

...essencial!

...dinâmico!

...libertador!

...responsável!

...”improvisar” com antecedência!


"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro..." Rubem Alves

“Oh, como desejaria que pudéssemos ser como fortes estações de rádio para que o mundo pudesse ouvir a voz de Deus. Deus, dai-me essa graça!” Gunnar Vingren

Nenhum comentário: