segunda-feira, 20 de abril de 2009

GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO - 3a Parte

  1. KARL MARX: O filósofo da revolução. Ao estudar a mecânica do capitalismo previu que o sistema seria superado pela emancipação dos trabalhadores que só seria possível graças a uma educação de qualidade. “A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária”.
  2. ALEXANDER NEILL: Defendia o fim da hierarquia e da rigidez como meio de formar indivíduos livres e criativos. Era um promotor da felicidade na sala de aula. “Criadores aprendem o que desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é morta nas salas de aula”. “Gostaria antes de ver a escolar produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Defendia o bem estar no processo educacional.
  3. LEV VYGOTSKY: Defendia o ensino como processo social. Ressaltava o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças. “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”. “O caminho do objeto até a criança e desta criança até o objeto passa por outra pessoa”.
  4. AUGUSTE COMTE: Acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas. Defendia a disciplina, hierarquia e ciência na escola. “Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros”. Enfatizava o fato de fazermos parte de uma “humanidade” e de que temos responsabilidades para com a mesma.

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