segunda-feira, 20 de abril de 2009

GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO - 1a Parte

  1. SÓCRATES: O Mestre em busca da verdade. Maiêutica (Levar uma pessoa por seu próprio raciocínio ao conhecimento). Ensino pelo diálogo. “Conhece-te a ti mesmo”. “É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima”. Preocupava-se com o método e não só com o fim.
  2. PLATÃO: Conhecido como o primeiro pedagogo. O filósofo que previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude. “A educação deve propiciar ao corpo e à alma toda a beleza que podem ter”. “Ao longo dos anos, os antigos encontraram uma boa receita para a educação: ginástica para o corpo e música para a alma”. Platão acreditava que, por meio do conhecimento, seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência. Defendia o acesso aos valores da civilização para uma educação consistente formadora de um indivíduo ético.
  3. ARISTÓTELES: O defensor da instrução para a virtude. Via na escola o caminho para a vida pública e o exercício da ética. Defendia que a virtuosidade se adquiria na escola. Defendia que o estado deveria ser o único responsável pelo ensino. Segundo ele, os bons hábitos se formavam nas crianças pelo exemplo dos adultos. “O fim da educação é substituir a natureza e completar aquilo que ela apenas começou.” “Onde quer que se descuide da educação, o estado sofre um golpe nocivo”.

Nenhum comentário: