domingo, 26 de abril de 2009

ESTEJA DISPOSTO A SE ARRISCAR:

POR JOHN MAXWELL.

Antes das olimpíadas, o corredor americano Jesse Owens estabeleceu três recordes mundiais em um dia, incluindo um salto de 8,13 metros na prova de salto a distância – recorde que não seria quebrado por 25 anos. Porém, Owens sofreu uma grande pressão durante os jogos. Hitler e seus camaradas nazistas queriam usar a competição para consagrar a superioridade ariana, e Owens, negro, podia sentir a hostilidade que o cercava.

Durante os saltos classificatórios para as finais, ele ficou inquieto ao ver um alemão alto, louro e de olhos azuis dando saltos de reconhecimento na casa dos 7,9 metros. Em sua primeira tentativa, Owens passou vários centímetros da tábua de salto. Também queimou na segunda vez. Tinha mais uma chance. Se falhasse, seria eliminado.

O alemão alto se aproximou de Owens. Seu nome era Luz Long. Sob os olhos dos nazistas, Long incentivou Owens e lhe deu um conselho: como a distância classificatória era de apenas 7,15 metros, ele sugeriu que o concorrente pulasse vários centímetros antes da tábua para não queimar o salto. Owens se classificou no terceiro salto. Nas finais, ele estabeleceu um recorde olímpico e ganhou quatro medalhas de ouro. E quem foi o primeiro a lhe dar os parabéns? Luz Long!

Owens nunca se esqueceu da ajuda de Long, embora jamais o tenha encontrado novamente. “Poderia derreter todas as medalhas e taças que ganhei, mas elas não bastariam para revestir a amizade de 24 quilates que sinto por Luz Long”, ele escreveu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola grande amigão (desculpe a redundancia hehehe) lendo este relato emocionante lembrei da tua amizade, é realmente um valor incalculavel, que Deus continue te abençoando e que tu possas continuar construindo amizades deste kilate.
Fica na Paz .
Nato (São Jose)